Notícias

Dicas de pintura

PINTURA DE PÁTINA EM MADEIRA  

Para conseguir uma pátina com veios aparentes é necessário que sejam tomados alguns cuidados, desde a preparação da superfície.

A madeira deverá ser virgem para fazer com que a tinta penetre no baixo relevo dos veios e dê um aspecto mais envelhecido à peça. Deve estar limpa, sem vernizes, tintas etc.

Lixe-a e sele seus poros com goma laca. Deixe secar e lixe novamente utilizando lixa número 150 a 180, passando depois para uma de grãos mais finos. Cuidado para não inclinar a mão na hora do lixamento, deixando riscos fora do sentido dos veios.

Aplique na superfície o esmalte acetinado com um pano como se estivesse aplicando uma cera, respeitando os veios da madeira. Remova o excesso com outro pedaço de pano umedecido em diluente à base de Aguarrás.
No dia seguinte, lixe suavemente a superfície no sentido dos veios da madeira.

Remova o pó e aplique verniz poliuretano brilhante ou fosco como indicado na lata. Não se esqueça que o verniz altera a cor pintada, tornando-a mais viva ou mesmo amarelada. Teste o resultado antes da aplicação final.
Madeiras diferentes quando pintadas de uma mesma forma podem resultar diferentes efeitos, pois a tinta mistura-se aos pigmentos naturais das madeiras, deixando-as com a cor um pouco alterada.

APLICAÇÃO DE MASSA CORRIDA  

A massa corrida deve ser aplicada para nivelar superfícies e corrigir imperfeições rasas que não ultrapassem 3 mm. Se usada em buracos feitos por pregos e parafusos ou para nivelar imperfeições profundas, a massa irá trincar e gerar problemas à pintura. Deve-se dar um intervalo de 4 horas entre as demãos de massa para secagem e lixamento.

TRUQUE DE PROFISSIONAL 

Para “aumentar” visualmente um ambiente, deve-se utilizar tons neutros e frios ou adicionar uma quantidade mínima de pigmentos de cores quentes ao branco, como um amarelo bem clarinho. Se o ambiente for quadrado e bem iluminado, utilize uma cor mais escura em duas paredes opostas. Para deixar um corredor mais “largo”, pinta-se o teto com uma cor mais escura do que a das paredes. Tetos pintados com tons mais escuros que o das paredes criam a sensação de serem mais baixos. Pintados com tons mais claros que o das paredes, dão a impressão de serem mais altos.

CONSERVAÇÃO DE ROLOS E PINCÉIS

Para aumentar a durabilidade de rolos, trinchas e pincéis é importante que ao terminar sua utilização, sejam lavados com solvente ou água, de acordo com tipo de tinta utilizada e colocados para secar.
Apenas pincéis podem ficar mergulhados em solvente.

Jamais deixe o produto mergulhado na tinta.

Dicas retiradas do site: www.wtintas.com.br

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?
%d blogueiros gostam disto: